Perfil Aluno

 
 
A Unidade Escolar é composta por alunos oriundos da classe média-baixa e da rede pública de ensino, sendo que menos de 10% são oriundos da rede privada de ensino. O turno vespertino é composto em sua maioria por alunos do interior do Município. O turno matutino concentra alunos com idade entre 14 e 25 anos, sendo que nos turnos vespertino e noturno a maioria encontra-se em defasagem idade/série.
Em 2010 tivemos uma aumento considerado de alunos que possuem o Bolsa Família, o que contribui para que a freqüência escolar seja também garantida. Além disso, na pesquisa realizada para a alimentação do banco de dados do Sistema de Gestão Escolar ( SGE ), observou-se que muitos não tem casa própria e não moram com os pais, outros só conhecem a mãe e alguns não conhecem seus pais biológicos.
O Colégio Aydil em 2010 aderiu ao PROJOVEM URBANO, por acreditar na inclusão acadêmica e social dos jovens que deixaram de frequentar a escola por diversas razões, afastando-se cada vez mais do ambiente escolar.
 

A unidade escolar possui um ambiente bastante agradável, aberta ao diálogo com um clima de muita tranqüilidade, pouca indisciplina que sempre são contornadas com a advertência escrita, criando um clima propício para o bom desenvolvimentos das relações inter e intrapessoais.
 

No que se referem a lazer e cultura, nossos alunos não possuem espaços de lazer nas comunidades as quais pertencem, participando apenas de festas de rua como São João, São Pedro, ficando também distantes das manifestações culturais por nem sempre darem valor e pelo pouco incentivo a cultura na comunidade. Na religião temos evangélicos e católicos, sem manifestação de outras religiões.
Infelizmente, muitos alunos não pretendem continuar nos estudos, percebe-se mais claramente esta situação quando iniciam as inscrições para o ENEM, mesmo com todo o incentivo, ainda resistem por não pensarem na educação como a possibilidade de melhorar sua condição de vida.
As principais dificuldades apresentadas no processo de ensino e aprendizagem na maioria das vezes vêm atreladas as dificuldades de leitura e escrita, que permeiam todas as disciplinas e que o professor de língua portuguesa sempre é considerado o responsável pelo fracasso do aluno. Outro fator determinante é o desinteresse escolar que é gerado também pela falta de perspectiva do aluno, estudando apenas para estar na média e refletindo bom pouco sobre seu processo de aprendizagem.
A unidade escolar preocupa-se muito com este desânimo do aluno que gera o desinteresse e a falta de perspectiva de melhoria de vida através do estudo. Neste sentido é que se propõe a pensar em mais alternativas para reverter esta situação para que venha contribuir com o sucesso de nossos alunos dentro e fora da escola.