quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Conhecendo o Colégio Aydil

Dados do Colégio
Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos



Exclusiva de Ensino Médio, funcionando nos três turnos, atendendo a uma matrícula inicial em 2010 de 560 alunos. Por ser exclusiva de Ensino Médio, a unidade escolar não possui nota do IDEB, tomando como base para avaliar seu desempenho a nota do IDEB do Estado da Bahia.



Código Estadual: 11.78016
INEP: 26426960
Ato de Criação: Portaria 507/2002 ( Diário Oficial de 16/01/2002 )
Ato de Autorização: Portaria 003/2003-17 ( Diário Oficial de 23/05/2003 )
Telefone/FAX: (74)3628-2654




Caracterização da Escola
Durante muitos anos, a população estudantil de Piritiba, sonhava com uma escola de Segundo grau gratuita. Com a falta de emprego e de outras fontes de renda, os pais não podiam pagar as mensalidades cobradas pela única escola de 2º grau que havia no município que era o Centro Educacional Cenecista de Piritiba.

Assim, com o idealismo de muitos piritibanos que almejavam, começou-se a solicitar do Governo do Estado, a criação de uma escola de 2º grau que atendesse a população estudantil carente e atendendo a essa solicitação, no segundo semestre de 2001 iniciou-se as obras de construção da nova escola. No dia 15 de janeiro de 2002, o então secretário de Educação do Estado da Bahia, Sr. Eraldo Tinoco, através da Portaria nº 507/2002, cria o Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos, para ministrar o Ensino Médio. Essa portaria foi publicada no Diário Oficial de 16.01.2002.

No dia 18 de fevereiro de 2002 iniciam-se as aulas no referido colégio, tendo uma matrícula inicial de 804 alunos, distribuídos nos três turnos, nos cursos de Formação Geral, Magistério e Curso Normal. A escola começou a funcionar no prédio da antiga CNEC (alugado), até a conclusão do novo prédio, tendo como diretor em exercício o professor Nilton Souza Guimarães. A aula inaugural contou com a presença da Diretora Regional de Educação a Sra. Sônia Laura Trindade Sampaio, professores e alunos e pessoas da comunidade.

Em 27 de setembro de 2002, foi inaugurado o prédio do colégio Aydil. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Otto Alencar e demais autoridades.

Em 2008, a comunidade escolar elegeu pelo voto direto a primeira diretoria (Cinara Sampaio Barreto-Diretora, Elete Silva Santos Souza – Vice-diretora e Micaele Araújo Souza – Vice-diretora) através da Eleição para Dirigentes Escolares que tem pesos diferenciados para os votos de cada segmento da comunidade escolar, acontecendo a cada 3 anos, possibilitando um novo olhar para a instituição tendo como foco a gestão democrática participativa.

Hoje, o Colégio Aydil é uma escola de referência regional, orgulho dos piritibanos, pela estrutura que apresenta, pelo estado de conservação e pelos profissionais que nela trabalham.


Estrutura Organizacional

A unidade escolar é composta por um diretor com carga horária de 40 horas/semanais e dois vice-diretores com carga horária de 20 horas/semanais cada um, sendo que um atua no turno vespertino e outro no turno noturno. Possui uma coordenadora pedagógica, não tem secretário escolar e conta também com o Grêmio Escolar e o Caixa Escolar.

O corpo docente é composto por professores graduados em sua maioria, sendo que muitos já possuem pós-graduação, temos três professor com mestrado e um professor mestrando, totalizando 20 professores. Vale ressaltar que os professores atuam de acordo a licenciatura que possuem.
 
 
Estrutura Física

 
O Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos, possui uma estrutura moderna, com salas de aulas amplas, arejadas, com boa iluminação, sendo todas forradas e com ventiladores, janelas e combongós. Para atender as atividades esportivas, possui uma quadra poliesportiva descoberta, além de uma área para a construção do auditório e da concha acústica, pois possui apenas um pátio coberto onde acontecem as atividades escolares.



A unidade escolar possui banheiros para alunos com adaptações também para os portadores de necessidades especiais, professores e funcionários, guarita, cantina e cozinha, almoxarifados, sala de recursos, sala de professo, secretaria, diretoria, biblioteca, sala de matrícula, laboratório de ciências, laboratório de informática e sala de videoconferência. Vale ressaltar que cada ambiente obedece aos padrões estabelecidos para o bom funcionamento.


A escola possui uma área verde que serve de lazer para os alunos, necessitando uma revitalização para melhor atender esta necessidade do estudante. Necessita urgentemente de um auditório para realização das atividades propostas, pois o pátio nem sempre comporta todos os alunos nos momentos das apresentações.
 







 
Perfil dos Estudantes
 
A Unidade Escolar é composta por alunos oriundos da classe média-baixa e da rede pública de ensino, sendo que menos de 10% são oriundos da rede privada de ensino. O turno vespertino é composto em sua maioria por alunos do interior do Município. O turno matutino concentra alunos com idade entre 14 e 25 anos, sendo que nos turnos vespertino e noturno a maioria encontra-se em defasagem idade/série.



Em 2010 tivemos uma aumento considerado de alunos que possuem o Bolsa Família, o que contribui para que a freqüência escolar seja também garantida. Além disso, na pesquisa realizada para a alimentação do banco de dados do Sistema de Gestão Escolar ( SGE ), observou-se que muitos não tem casa própria e não moram com os pais, outros só conhecem a mãe e alguns não conhecem seus pais biológicos.


A unidade escolar possui um ambiente bastante agradável, aberta ao diálogo com um clima de muita tranqüilidade, pouca indisciplina que sempre são contornadas com a advertência escrita.


No que se referem a lazer e cultura, nossos alunos não possuem espaços de lazer nas comunidades as quais pertencem, participando apenas de festas de rua como são João, são Pedro, ficando também distantes das manifestações culturais por nem sempre darem valor e pelo pouco incentivo a cultura na comunidade. Na religião temos evangélicos e católicos, sem manifestação de outras religiões.


Infelizmente, muitos alunos não pretendem continuar nos estudos, percebe-se mais claramente esta situação quando iniciam as inscrições para o ENEM, mesmo com todo o incentivo, ainda resistem por não pensarem na educação como a possibilidade de melhorar sua condição de vida.


As principais dificuldades apresentadas no processo de ensino e aprendizagem na maioria das vezes vêm atreladas as dificuldades de leitura e escrita, que permeiam todas as disciplinas e que o professor de língua portuguesa sempre é considerado o responsável pelo fracasso do aluno. Outro fator determinante é o desinteresse escolar que é gerado também pela falta de perspectiva do aluno, estudando apenas para estar na média e refletindo bom pouco sobre seu processo de aprendizagem.


A unidade escolar preocupa-se muito com este desânimo do aluno que gera o desinteresse e a falta de perspectiva de melhoria de vida através do estudo. Neste sentido é que se propõe a pensar em mais alternativas para reverter esta situação para que venha contribuir com o sucesso de nossos alunos dentro e fora da escola.
 
 
Perfil da Comunidade e entorno
 
A escola situa-se afastada da área comercial do Município, tendo como ponto de referência a Rodoviária e o Horto Florestal. Existem poucas residências nas proximidades da escola. Em seu entorno, as pessoas em sua maioria, vivem da renda de aposentados e funcionários públicos municipais, estaduais compondo uma população de classe média-baixa.



Os serviços relacionados a transporte, saneamento básico, acesso a saúde são oferecidos pela esfera Municipal, sendo que o transporte escolar atende a rede de ensino municipal e estadual. A oferta de ensino médio é exclusiva da rede estadual em nosso Município atendendo a uma demanda de aproximadamente 800 alunos nas duas unidades de ensino médio em nossa cidade.


A atividade econômica do Município era a mandioca, hoje predomina a pecuária leiteira que tem gerado emprego para os pequenos produtores que em associação compartilham responsabilidades e vão adquirindo espaço no comércio local e regional.
 
 
 
Equipe Gestora 2010 
 

Diretora - Cinara Sampaio Barreto ( Graduada em Letras Vernáculas pela UNEB/CAMPUS IV, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica IBPEX/FACINTER e Pós-graduando em Gestão Escolar/UFBA ).

Vice-diretora ( Vespertino ) - Elete Silva Santos Souza ( Graduada em Letras Vernáculas pela UNEB/CAMPUS IV, Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Pós-graduando em Gestão Escolar/UFBA )

Vice-diretor ( Noturno ) - Adelmo Pereira Santana ( Graduado em Letras Vernáculas pela UNEB/CAMPUS IV, com pós-graducação Didática do Ensino Superior )
 
 
Corpo Docente * Coordenador Pedagógico
2010





* Adilza Pereira Lopes,  professora Magistério, 20h, turno vespertino;


* Antonio Roberto Trindade dos Santos, professor com Licenciatura em Matemática, 20h, turno noturno;


* Ivanete Almeida Santos da Silva, professora com Licenciatura em Geografia, Pós-graduação em Metodologia da Geografia, 40h, turnos: matutino, vespertino e noturno;


* Jether Lopes Primo Cerqueira, professor com Licenciatura em Geofrafia, Pós-graduado em Solos e meio ambiente, 40h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* João Gomes Vieira, professor Bacharel em Ciências Contábeis, Metrado em Ciências Contábeis, 20h, turno vespertino;


* Jorge Joaquim de Almeida, professor com Licenciatura em Letras com Inglês, Pós-graduado em Administração educacional e Literatura brasileira, Mestrando em Educação, 20h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* Maria Rosângela Fernandes Silva Barreto, Pedagoga e Bacharel em Direito, Pós-graduada em  Ensino Superior e Direito Público, 20h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* Nerivaldo Alves Araújo, professor com Licenciatura em Letras Vernáculas, Pós-graduado em Planejamento e práticas de ensino EaD, Mestre em Estudos de linguagem, 20h, turno vespertino;

* Ricarda Erminia Lima, professora com Licenciatura em Letras Vernáculas, Pós-graduação em  Psicopedagogia Clínica, 40h, turnos vespertino e noturno;


* Sérgio Gasques Rodrigues, professor com Licenciatura em Física, Mestrado em Ciência e engenharia de alimentos, 40h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* Cláudia Santos Sobreira, Pedagoga, Pós-graduada em História do Brasil, 20h, turnos matutino e vespertino;


* George Neres Guimarães, professor Graduando em Educação Física, 20h, turnos matutino e vespertino;


* Glêdes Santos Martins, professora com Licenciatura em Letras Vernáculas, 40h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* Jaciene Lima Paulo, professora com Licenciatura em Letras Vernáculas, Pós-graduação em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Literatura, 40h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* Maurícia Sena Oliveira,  professora com Licenciatura em História, 20h, turnos vespertino e noturno;


* Nerivan Silva Barbosa, professor Graduando em Licenciatura em Computação, 20h, turnos matutino e vespertino;


* Priscilla Coelho de Oliveira Queiroz, professora com Licenciatura em História, 20h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* Taciara Santana Moraes, professora com Licenciatura em Biologia, 40h, turnos: matutino, vespertino e noturno;

* Mácia Mascarenhas, Coordenadora Pedagógica.

Equipe Administrativa 2010



* Antonio Cirilo de Oliveira Filho,  Auxiliar Administrativo, Magistério, 40h, turnos matutino e vespertino;

* Luiza Francisca Santana Anchieta, Auxiliar Administrativo, Ensino Médio, 40h, turnos vespertino e noturno;

* Deborah Praxédia Arcanjo Lima, Auxiliar Administrativo, Pedagoga, 40h, turnos matutino e noturno;

* Antonio Miranda Ramos,  Auxiliar de Serv. Gerais,  Ensino Médio, 40h, turnos matutino e vespertino;

* Darilene Rodrigues da Silva Aragão, Merendeira, 40h, turnos matutino e vespertino;

* Elis Regina de Alencar Silva, Auxiliar de Serv. Gerais,40h turnos matutino e vespertino;

* Euvaldo Araújo dos Santos, Auxiliar de Serv. Gerais, Cursando o Ensino Médio, 40h, turnos matutino e vespertino;

* Isaac Ricardo Alves Santos, Auxiliar de Serv. Gerais, Ensino Médio,40h, turnos vespertino e noturno;

* Iraildes Antônia de Oliveira, Merendeira, 40h, turnos vespertino e noturno;

* Queóflis Gonçalves Silva, Auxiliar de Serv. Gerais, Ensino Médio, 40h, turno noturno;

* Valdeon Araújo Leite, Auxiliar de Serv. Gerais, Ensino Médio,40h, turno vespertino;

* Tiago Pereira da Silva, Técnico da Sala de Videoconferência, Ensino Médio, 40h, turnos matutino/ e vespertino;

* Aleomárcio Ferreira da Silva, Vigilante, Ensino Médio, 40h, turno notuno;

* Domingos Alves dos Santos, Vigilante,40h, turno notuno;

* José Gomes de Matos, Vigilante, Ensino Médio, 40h, turno diurno;

* Josué Adriano Lima, Vigilante, Ensino Médio, 40h, turno diurno.



Calendário Escolar - 2010


Um comentário:

  1. Boa noite!!
    Parabéns pelo site, show de bola
    Vai uma sugestão,seria interessante ao lado dos nomes do corpo docente ser colocada as fotos de ambos.
    Identificando os professores.
    O Aydil não tem momentos de confraternizações natalinas entre os professores,momentos especiais muito bom ser postados.
    A união faz a força
    Parabéns a competecência desta gestão.

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