quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Caracterização do Colégio

Durante muitos anos, a população estudantil de Piritiba, sonhava com uma escola de Segundo grau gratuita. Com a falta de emprego e de outras fontes de renda, os pais não podiam pagar as mensalidades cobradas pela única escola de 2º grau que havia no município que era o Centro Educacional Cenecista de Piritiba.

Assim, com o idealismo de muitos piritibanos que almejavam, começou-se a solicitar do Governo do Estado, a criação de uma escola de 2º grau que atendesse a população estudantil carente e atendendo a essa solicitação, no segundo semestre de 2001 iniciou-se as obras de construção da nova escola. No dia 15 de janeiro de 2002, o então secretário de Educação do Estado da Bahia, Sr. Eraldo Tinoco, através da Portaria nº 507/2002, cria o Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos, para ministrar o Ensino Médio. Essa portaria foi publicada no Diário Oficial de 16.01.2002.

No dia 18 de fevereiro de 2002 iniciam-se as aulas no referido colégio, tendo uma matrícula inicial de 804 alunos, distribuídos nos três turnos, nos cursos de Formação Geral, Magistério e Curso Normal. A escola começou a funcionar no prédio da antiga CNEC (alugado), até a conclusão do novo prédio, tendo como diretor em exercício o professor Nilton Souza Guimarães. A aula inaugural contou com a presença da Diretora Regional de Educação a Sra. Sônia Laura Trindade Sampaio, professores e alunos e pessoas da comunidade.

Em 27 de setembro de 2002, foi inaugurado o prédio do colégio Aydil. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Otto Alencar e demais autoridades.

Em 2008, a comunidade escolar elegeu pelo voto direto a primeira diretoria (Cinara Sampaio Barreto-Diretora, Elete Silva Santos Souza – Vice-diretora e Micaele Araújo Souza – Vice-diretora) através da Eleição para Dirigentes Escolares que tem pesos diferenciados para os votos de cada segmento da comunidade escolar, acontecendo a cada 3 anos, possibilitando um novo olhar para a instituição tendo como foco a gestão democrática participativa.

Hoje, o Colégio Aydil é uma escola de referência regional, orgulho dos piritibanos, pela estrutura que apresenta, pelo estado de conservação e pelos profissionais que nela trabalham.


Nenhum comentário:

Postar um comentário